Pizzaria do Paulista encerrado topo
Paraíba
12 trabalhadores que faziam extração de caulim no sertão da PB são resgatados em situação análoga à escravidão
Eles eram descidos por cordas, em poços abertos no solo, até profundidades de 40 a 60 metros da superfície sem qualquer equipamento de proteção individual ou segurança.
14/05/2019 09h39
Por: wallisson oliveira
Fonte: clickpb

Uma operação resgatou 12 trabalhadores que atuavam na extração de caulim na cidade de Salgadinho, no Sertão do Estado. Os trabalhadores estavam em condições análogas à escravidão, de acordo com informações publicadas no Blog do Sakamoto, da Folha de São Paulo.

A auditora fiscal do trabalho que coordenou a operação, Gislene Stacholski, declarou que os resgatados enfrentavam condições degradantes de trabalho. Eles eram descidos por cordas, em poços abertos no solo, até profundidades de 40 a 60 metros da superfície sem qualquer equipamento de proteção individual ou segurança.

Os trabalhadores ainda enfrentavam calor e umidade e o risco constante de desabamento para explorar o mineral branco. Não havia água potável, nem banheiros. Ganhavam entre R$ 500,00 e R$ 600,00 mensais. A operação contou com a participação de auditores fiscais do trabalho, do Ministério Público do Trabalho, da Defensoria Púbica da União e da Polícia Rodoviária Federal.

A equipe de fiscalização está analisando outros corresponsáveis pela exploração dos trabalhadores e, portanto, a informação sobre os empregadores será revelada posteriormente para não atrapalhar as investigações.

O caulim é um mineral inerte, usado na indústria de borracha, papel, plásticos, pesticidas, rações, produtos farmacêuticos, entre outras.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 05h55
23°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 24°
23°

Sensação

6 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
connect
AMORIM NOVO
AMORIM RELOGIOS
PESQUIMOVEL 4
AMORIM RELOGIOS 2
EDUARDO PATRICIO
Blogs e colunas
TIA BERE 2
tia bere
Últimas notícias
anunico facil
ANIS MODA 2
Instagram facenewsjp
edson eventos
Mais lidas
NS ESTÉTICA 2
NS ESTÉTICA
Mais emprestimos2
Mais emprestimos