Pizzaria do Paulista encerrado topo
joão Pessoa

Prefeitura estuda reduzir limite de velocidade a 30 km/h na orla de João Pessoa

O superintendente da Semob-JP explicou que o valor a ser colocado como regra ainda será definido através de estudos sobre o trânsito na área.

14/05/2019 08h25
Por: wallisson oliveira
Fonte: clickpb

A Prefeitura de João Pessoa pode reduzir, ainda mais, o limite de velocidade permitida para veículos na orla*. Com o projeto de requalificação que está sendo elaborado pela Semob-JP, a atual velocidade  autorizada para tráfego no local, que é de 50 km/h, pode ser reduzida para até 30 km/h, segundo informou ao ClickPB o superintendente da Semob-JP, Adalberto Araújo. Ele explicou que o valor a ser colocado como regra ainda será definido através de estudos sobre o trânsito na área.

Adalberto Araújo explicou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda velocidade entre 50 km/h e 30 km/h. A menor velocidade é indicada para trechos onde há grande fluxo de pedestres.

Questionado sobre a insatisfação que a redução de velocidade pode gerar, o superintendente disse que a medida foi rejeitada quando houve a diminuição do limite de velocidade para 50 km/h na Capital, mas que depois ela foi aceita pelos condutores.

O prefeito Luciano Cartaxo (PV) concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira (13) em que confirmou que haverá redução de velocidade na chegada dos veículos que trafegam pela Avenida Epitácio Pessoa e acessam a orla da Capital.

Requalificação da orla da Capital

A obra deve ser entregue em seis meses após iniciada. Atualmente, o projeto está sendo elaborado para que, até o final deste mês de maio de 2019, seja apresentado e organizado o seu cronograma e orçamento.

Haverá elevação da altura das Avenidas Almirante Tamandaré e Cabo Branco para o mesmo nível da 'calçadinha'. Além disso, o lado esquerdo do trecho final da Avenida Epitácio Pessoa, próximo de um condomínio de luxo, lado atualmente isolado de trânsito de veículos, será requalificado para servir de espaço compartilhado entre pedestres, seguindo conceito europeu de compartilhamento de áreas abertas.

Questionado sobre a segurança de pedestres, com a unificação do nível de pisos das faixas de rolamento de veículos e de fluxo de pessoas a pé, o superintendente da Semob-JP informou ao ClickPB que serão instalados balizadores nos locais para a separação entre automóveis e pedestres.

*Atualização

Às 19h53, a assessoria da Semob-JP entrou em contato com a equipe do ClickPB para detalhar que apenas o trecho da Epitácio Pessoa, entre a Avenida Antônio Lira e o Busto de Tamandaré, poderá ter redução no limite de velocidade, caso estudo do órgão comprove essa necessidade. Ainda segundo a assessoria da Semob-JP explicou ao ClickPB, essa possível alteração não inclui a orla, entendida pelo órgão como as Avenidas Almirante Tamandaré, Cabo Branco e João Maurício.

Veja a nota da Semob-JP

Nota de esclarecimento - Ao contrário do que foi divulgado em alguns portais de notícia, a Semob-JP NÃO pretende reduzir a velocidade máxima de circulação na Orla da Capital. O que acontece é que, com a requalificação do final da Avenida Epitácio Pessoa, que transformará o segmento em um espaço que prioriza o pedestre, pode vir a ser necessária uma redução para 30km/h APENAS no trecho em questão, entre a Rua Antônio Lira e o Busto de Tamandaré. A intervenção, no entanto, só será realizada se a necessidade for comprovada por estudos técnicos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.